CASPIRRO
“TEATRO COM HISTÓRIA” é a designação da intervenção artística proposta pela Razões Poéticas - associação informal de artes no âmbito do subprojecto 'recriações históricas' assumido pelo Município de Penela no contexto da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação dos Castelos e Muralhas do Mondego constituída através de candidatura ao Eixo II do Mais Centro.
A Rede, à qual pertencem os municípios de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure, apoiados pela ERT, Turismo do Centro, pela Direcção Regional de Cultura do Centro, pelo Instituto Pedro Nunes, pela Universidade de Coimbra e pela Associação Comercial e Industrial de Coimbra, funda-se na existência de uma história comum e de elementos patrimoniais de grande importância a nível nacional (não só pelo que deles subsiste como pelo que evocam os seus vestígios) bem como no objectivo partilhado de valorização patrimonial e cultural dos Castelos e Muralhas do Mondego.
Para além de oito projectos de valorização física dos monumentos da Rede (Torres e Muralhas de Coimbra; Castelo da Lousã; Torre Sineira de Miranda do Corvo; Castelo de Penela e Castelo do Germanelo; Castelo de Pombal; Castelo de Soure; Castelo de Montemor-o-Velho; Forte de Buarcos), os promotores candidataram, igualmente, um conjunto de projectos de índole cultural no domínio da recriação do património e da vivência cultural e artística deste território.
O subprojecto “Recriações Histórias”, promovido pelo Município de Penela, tem o objectivo de desenvolver um programa educativo e lúdico que permita orientar as comunidades e os visitantes do território da Rede e de fora dele, na interpretação dos monumentos da Rede.
A Razões Poéticas - associação informal de artes, convidada a desenhar e a implementar o projecto, propôs a criação de um modelo de investigação, prática e criação artística entre artistas profissionais, comunidade estudantil e comunidades amadoras com o propósito de se criar, ao longo de três anos, um conjunto de intervenções teatrais originais, a apresentar no Castelo de Penela e envolvente, a partir de temas históricos e/ou lendários, episódios e figuras significativos a nível local e regional.
Parceiros fundamentais neste primeiro ano do projecto, são a ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra e a ARCA-EAC - Escola de Artes de Coimbra.
O guião teatral deste primeiro espectáculo — "CASPIRRO" (encenação de António Jorge) — evoca a crise de 1383-1385 e, em particular, o episódio da insurgência de Caspirro, homem do povo, contra o alcaide D. João Afonso Telo, Conde de Viana do Alentejo, Senhor de Penela, que terá sido determinante no apoio da Vila a D. João Mestre de Avis.
Na Escola Superior de Educação de Coimbra, o projecto envolve a participação de aproximadamente 40 alunos do 1º ano do Curso de Animação Socioeducativa que, ao longo do ano lectivo em curso e no âmbito das unidades curriculares de História Regional e Local e do Ateliê de Animação Cultural do Património, sob a coordenação científica da Professora Doutora Maria do Rosário Campos, têm vindo a desenvolver trabalho de recolha e investigação temática bem como um conjunto de ateliês pedagógicos destinados ao público escolar do 1º, 2º e 3º ciclos. Parte da turma envolvida constituirá o elenco do espectáculo.
Os elementos cenográficos, adereços e figurinos do espectáculo, materiais gráficos, exposição alusiva à temática do projecto e uma maquete-modelo de um Castelo Medieval estão a ser executados no âmbito da parceria com a ARCA-EAC - Escola de Artes de Coimbra envolvendo professores e alunos de várias turmas do Curso de Artes do Espectáculo, Curso de Design Gráfico e Curso de Design de Interiores e Exteriores.
CASPIRRO ESTREIA a 26 de MAIO no CASTELO DE PENELA